domingo, 7 de abril de 2024

NADA "É SÓ"...


Com a internet, uma antiga falácia ideológica machista/capitalista se atualizou no seu máximo:

É SÓ…

É SÓ DÁ UM GOOGLE.

É SÓ LIGAR O APLICATIVO.

É SÓ  FAZER UMA CONSULTA.

É SÓ LAVAR A LOUÇA.

É SÓ COLOCAR A ROUPA NA MÁQUINA.

ETC…

E assim, somos levadas a um esforço sobre humano para tentar dar conta de uma agenda com um cronograma absurdamente apertado.

E, como quase sempre não conseguimos, somos "tomadas" por um sentimento de culpa, que carregamos diariamente, mesmo no silêncio de nosso sono.

Na mentira de maximizar o tempo, vamos "sendo engolidas" por uma lista de afazeres que nos consomem e roubam o nosso direito de ser e estar no fluxo natural das coisas.

Tempo natural de ler, refletir, memorizar, treinar, conscientizar-se, aprender e mudar o próximo passo sem o atropelo do "É SÓ".

Pervertemos Eclesiastes - “NA VIDA TEM TEMPO PARA TUDO” -, negando o tempo do descanso, e colocando no local apenas o tempo do trabalho, dos afazeres, em um frenesi de atividades sobrepostas em uma velocidade estonteante.

Outra consequência desesperadora da ideologia do "É SÓ" é nunca perguntarem qual a lista de atividades que você deixou de fazer enquanto realiza aquela atividade que priorizou. Mas a crítica por aquilo que você não fez, vem rápida e sem rodeios.

É uma total falta de empatia pelo tempo alheio, à negação do cronômetro, que insiste em correr.

Tenho me rebelado contra essa violência velada de negação do tempo cronológico e escrito um cronograma retroativo das minhas atividades diárias. 

Comecei a fazer isso, seguindo uma sugestão da internet para trabalhar a memória, que consistia em fazer uma lista mental das atividades realizadas durante o dia, que segundo o vídeo do YouTube, estimularia a memória. Achei a proposta interessante, porque uma das consequências do cronograma "apertado" é  esquecer o que se fez, e ficar com aquela sensação desagradável de que não se fez nada.

Como nada "É SÓ", incluí no exercício para a memória, a atividade da GRATIDÃO, também sugerido infinitamente pelos meus contatos de zap. Assim, descobri alegremente que o "meu cronômetro anda muito bem obrigado" e tenho "dado conta" de um bom número de atividades.

Atividades que se iniciam a partir de diversas outras e se desdobram infinitamente...

PODEM CONFIAR - NADA É SÓ!

Mesmo quando conseguimos cumprir o cronograma, tudo se desdobra infinitamente em outras atividades, em outras reflexões, em outras possibilidades...

Um comentário:

TRANSFORMANDO FRAGILIDADE EM FORÇA

Transformando desequilíbrio em equilíbrio. Um brilho do sol refletido no espelho insiste em incomodar, direcionando o fechar dos olhos para ...