segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

MÍDIAS SOCIAIS: UM VASTO OCEANO SEM REDES, SEM NAVIO, SEM BÚSSOLA, SEM PORTO, SEM ÂNCORA


Início 2024 discutindo um dos grandes desafios que as redes sociais nos trás:

O EXCESSO DE INTERAÇÕES SOCIAIS, MENSAGENS, IDEIAS E CONCEITOS que muitas vezes não se conectam.

Esse excesso chega até nós em uma velocidade infinita e pode atropelar a nossa capacidade de elaboração.

No meio do infinito é fácil se perder, e é dentro desse sinal de alerta que decidi escrever textos que buscam conectar ideias que me chegam, através de relações online diversas, construindo um caminho por entre um emaranhado de conceitos que nem sempre se comunicam entre si.

São mensagens que mobilizam "gatilhos mentais" e podem requerer exercícios específicos para nos acalmar.

Os especialistas de plantão, diante desse desafio, sempre nos sugerem o afastamento do outro, em especial se esse outro está no vasto campo das diferenças ideológicas que compõem a cultura brasileira.

Particularmente, se eu fosse me afastar das pessoas DIFERENTES de mim, não ficaria perto de ninguém. Minha vida é SINGULAR e desconfio que essa singularidade, não é um privilégio meu, mas uma característica dos humanos que não se deixam abater diante das mediocridades sociais.

Mas não critico os profissionais que fazem essa leitura da realidade. Pois sei que, sem o devido preparo, muitos podem se "perder" no emaranhado de informações que os atropela.

A melhor forma de iniciar o enfrentamento de um  DESAFIO é estudando. Então, vamos voltar lá na mitologia grega e estudar o Mito do Fio de Ariadne.

Retorno no próximo texto com os frutos do meu mergulho reflexivo neste vasto oceano simbólico que são as redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRANSFORMANDO FRAGILIDADE EM FORÇA

Transformando desequilíbrio em equilíbrio. Um brilho do sol refletido no espelho insiste em incomodar, direcionando o fechar dos olhos para ...