segunda-feira, 2 de outubro de 2023

AMOR, AMIZADE E SAUDADE


Os gregos têm várias palavras para definir o AMOR - Amizade é uma forma de AMOR e é chamada de PHILIA. Indica um amor virtuoso e desapaixonado. É o tipo de amor relacionado à amizade e companheirismo, onde não há a presença do eros. Inclui a lealdade aos amigos e à comunidade.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Palavras_gregas_para_o_amor.

É desse AMOR que vou falar hoje, com esse misto de saudade e esperança de que um dia vamos nos encontrar de novo. Porque, no desespero da morte, precisamos da certeza de um outro plano. Precisamos dessa teimosia feminina de que as coisas não foram em vão e poderão ser ressignificadas em outro plano, em outro tempo, já que no aqui e agora da nossa existência nem tudo foi dito, nem tudo foi vivido em plenitude.

Sou austera, “naturalmente” austera. Minha felicidade é marcada por projetos, trabalhos, reflexão e construção constante. Sou aquela pessoa que, enquanto trabalha limpando a casa, ouve vídeos de palestras sobre a política nacional, de combate ao Racismo, formação teológica e etc. Assim, minha felicidade nunca foi marcada de alegrias fugazes, de brincadeiras "bobas", de rir de mim mesma.

Mas recentemente, vivendo, experienciando a realização de sonhos amplos que se encontravam em gestos simples, como a brincadeira do karaokê, fui ALEGRE - Alegre como criança que consegue o que quer, mesmo que o que queira não seja pleno.

Acho que essa é a grande mística da amizade - PHILIA. Quando, diante do outro não precisamos ser perfeitos, não precisamos nem mesmo ser, mas apenas estar. Estar presente, estar junto. Seja para falar, rir, brigar, afastar, retornar, silenciar - não importa - o importante é ESTAR.

Assim hoje, 02/10/2023, - 01 mês da morte do amigo Rovilson - deixo minha atenção repousar na cena do acolhimento, na partilha do doce de leite, na comida aquecida no micro-ondas, no prato quebrado sem explicação lógica, no feijão preparado com antecedência. Na chantagem emocional para liberar o Karaokê e a exigência sutil para se cantar junto. Nas orientações meigas, na esperança que o outro desenvolva um dom do qual é totalmente desprovido, apenas pela alegria de estar junto. 

Hoje minha atenção volta para as brincadeiras bobas de amigos, com objetivo de ser feliz.

E assim, vou "tentando achar o rumo por aqui" - Padre Fábio de Melo - música “É Jesus meu Deus Humano.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRANSFORMANDO FRAGILIDADE EM FORÇA

Transformando desequilíbrio em equilíbrio. Um brilho do sol refletido no espelho insiste em incomodar, direcionando o fechar dos olhos para ...