Para o catolicismo, o Tempo Litúrgico é organizado por períodos, por ciclos. Assim o Tempo do Natal vai de 25/12 a 08/01 - http://www.gcatholic.org/calendar/2023/General-A-pt.htm
O "legal" do Tempo Litúrgico é que podemos nos esbaldar um pouco mais na festa, na esperança, no sonho de Natal que nos envolve e motiva.
Nesse encantamento de que um menino nos foi dado, e que todo menino ou menina é um centro de esperança em si mesmo, iniciamos a semana “como que levitando” entre planos, projetos e possibilidades.
São as possibilidades da vida se manifestando em nós através de luzes, estrelas, encontros, saudades.
Viver o Natal como um Tempo de duas semanas, é apostar na capacidade humana de expandir a alegria, de "esticar" a festa até o próximo ano. É uma insistência de carinho e sensibilidade. É um correr para o outro repleto de si mesmo. É contemplar os presépios da exclusão social com o olhar do amor e capacitar o espírito para a luta a partir de 09/01. É um recomeço encantador, carregando consigo a mística de Natais anteriores.
O tempo do Natal durar até 08/01 é a criança falando para a mãe - me deixa brincar só mais um pouquinho. É o espetáculo do crepúsculo no fim do domingo nos lembrando que o essencial pode sim ser expresso em imagens.
É a sabedoria expressa lá atrás, no ano de 325 D.C, onde tudo era infinitamente mais lento, que perpassa o tempo e vem até os dias de hoje nos dizendo: “Fica mais um pouco aqui na mística de Natal, na mística do nascimento que se sobrepõe às mortes, da esperança irracional que se sobrepõe ao tempo real.”
Tempo litúrgico é "esticar" a mensagem de Natal alguns dias a mais para que ela entre em nossas almas e faça morada de vez em nossos corações - e assim levarmos o menino que nasceu na manjedoura em nossos corações e em nossas ações por todo o ano de 2023.
Sigamos em frente, mas sem esquecer a verdadeira mística que nos sustenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário