O dia 27/07 é o dia internacional dos avôs e das avós. Minha relação com minhas avós foi uma relação boa, mas desprovida desse encantamento que se fala tanto das avós hoje em dia - como um espaço mágico de chocolates, doces e sorvetes.
Mas existe um acontecimento envolvendo a minha avó paterna que persiste em minhas lembranças e me marcou profundamente. Eu tinha alguns meses de casada quando viajei à Minas Gerais com o meu marido para levar a minha mãe que precisava visitar o irmão que estava muito doente.
Passamos na casa da minha avó paterna para jantar. Depois da alegria da chegada, apresentação do meu marido e aquela sensação de bem estar que se tem enquanto aguarda a comida em um local de passagem, que te acolheu com carinho, eu estava arrumando as minhas coisas em um quarto mais ao fundo, quando minha avó se aproximou de mim e disse:
- “Seu marido parece ser muito bonzinho, ele é assim mesmo? Ele te trata bem mesmo?”
Eu estranhei a pergunta, uma vez que não tínhamos um relacionamento muito íntimo, sorri educadamente para minha avó, e respondi que sim, ele era bonzinho, ele era um cara legal.
No fundo eu fiquei indignada e quando retornamos de viagem me queixei com minha mãe da pergunta da minha avó, porque, em meus discursos ideológicos de moça da cidade, pensava que "raios" de interesse minha avó podia ter no meu relacionamento.
Para minha surpresa, minha mãe respondeu:
- “Não é isso não. Ela gosta de você. Está preocupada com você. Porque conheceu muitas mulheres que sofreram MUITO no casamento e está preocupada.”
Me calei e recuei.... "não obrigatoriamente nesta mesma ordem."
E comecei entender que a pergunta da minha avó tem a ver com uma rede social invisível e silenciosa que as mulheres, em sua missão maternal, porque não dizer tribal, estabeleceram ao longo dos anos.
Hoje quando assisto nas mídias notícias de mulheres sendo violentadas, assassinadas, sempre lembro da pergunta da minha avó:
“ELE TE TRATA BEM MESMO?”
Em palavras mais atuais: O QUE VOCÊ ESTÁ VIVENDO EM SEUS RELACIONAMENTOS É REAL OU É ILUSÃO?
SUA FAMÍLIA, SEU CÍRCULO SOCIAL TE ALERTA DO PERIGO OU ESTIMULA SUA ILUSÃO?
E me entristece ver que em nossas relações familiares atuais, marcadas pela superficialidade, muitas vezes nos encantamos com aparências para nos pasmar logo depois quando a tragédia acontece.
TE DESEJO UMA AVÓ QUE VIGIE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário