SOBRE EMPATIA, CAMINHADA, ESPERA, CAVALGADA E SACRIFÍCIO.
REFLEXÕES, COMENTÁRIOS E HISTÓRIAS
PORQUE TEORIA SEM PRÁTICA PODE SER ILUSÃO
Texto de 23/03/2022: EMPATIA E CORRIDA - A VITÓRIA QUE NÃO SE ALCANÇOU:
...Ao chegar perto da linha de chegada, na reta final, o "amigo" já recuperado através do amparo recebido(empatia), se desvencilha do braço que o apoiava, sai correndo e cruza a linha de chegada PRIMEIRO que quem o amparou. Por enquanto, digo apenas que seria cômico se não fosse trágico. Vou deixar os comentários para o próximo texto...
A primeira reação que tenho quando ouço essa história é de INDIGNAÇÃO e RAIVA. Quando, em mesa de bar, essa história surge, olho pro meu amigo e digo: “você não vai contar essa história de novo? É deprimente, uma realidade deprimente.” Então ele conta a história, as pessoas riem, ele também ri, mas fica nos olhos e na alma uma sensação de DESOLAÇÃO. Porque não dizer de DESESPERANÇA.
A metáfora que minha alma produz diante de tal realidade são aquelas imagens de filmes, onde o herói em fuga corre em direção à liberdade e, quando está quase chegando, encontra em sua frente um precipício. Ou ainda pior, quando está quase chegando, TROPEÇA e CAI, perdendo sua bagagem, ferindo-se intensamente. E, CAÍDO permanece no chão, desolado, então é pego por seu predador.
Um dos aspectos desafiadores que a empatia traz é que, se você a praticar intensamente e verdadeiramente, poderá ficar VULNERÁVEL às mesquinharias alheias. E isso é muito curioso, porque os especialistas dizem que empatia só é empatia se agirmos com sinceridade. Para ser empatia, não pode haver MANIPULAÇÃO. Mas a ausência de MANIPULAÇÃO em quem pratica a empatia, NÃO GARANTE O MESMO EM QUEM A RECEBE.
Além disso, existem aquelas pessoas que, ao receberem a empatia, ficam querendo mais, sempre mais, mas – não conseguem dar o "próximo passo" e usar aquele apoio para realizar mudanças e seguir adiante -, é um sugar constante... Essa realidade que às vezes me deparo nas dinâmicas sociais, me lembra PROVÉRBIO 30:15 - "A sanguessuga tem duas filhas: Dá! Dá!" https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/proverbios/30/?msclkid=668bd0bbac2b11eca97f704b102729d2.
Sabem aquelas pessoas da sua história de vida em que nada está bom, nada é suficiente. Neste caso não sei se a expressão correta é NADA ESTÁ BOM ou TUDO NÃO ESTÁ BOM. Com essas pessoas tenho a impressão que a prática ou não da empatia é INDIFERENTE.
Tenho em minha história de vida algumas situações curiosas neste sentido - pessoas para com as quais eu praticava intensamente a EMPATIA -, cuidava, andava no ritmo, ouvia, acolhia - e que, em uma fase de muito stress pessoal, me vi obrigada a parar com tais comportamentos, e senti muito medo de fazê-lo, e não tem como descrever a minha DECEPÇÃO quando "dei um tempo" com esses comportamentos e a pessoa NÃO DEMONSTROU SENTIR ABSOLUTAMENTE NADA... rss
O aspecto da EMPATIA que quero destacar é que em tal campo de atuação NÃO EXISTEM GARANTIAS. Viver tal fenômeno psíquico é colocar-se em uma AVENTURA COTIDIANA - é envolver-se intensamente com as dinâmicas das relações sociais, cujas variáveis são tantas que se torna impossível controlar, sem certezas absolutas de cumprir resultados e metas. É colocar-se no âmbito do INUSITADO.
Neste sentido, não consigo ver a EMPATIA como um instrumento válido para garantir a VITÓRIA nas batalhas deste mundo, como carreira, vida financeira bem sucedida e etc.
O máximo que a EMPATIA nos dará é a CONSCIÊNCIA TRANQUILA que fizemos pelo outro tudo o que podíamos fazer e mais um pouco.
Os resultados podem ou não ser promissores, tanto do aspecto humano como material.
SER EMPÁTICO é uma aventura, uma AVENTURA BOA, uma AVENTURA ESPIRITUAL, porque é viver no mundo da dúvida. É ter a CORAGEM de encontrar perigos SEM PERDER A PRÓPRIA HUMANIDADE.
É POR ISSO QUE EU PRATICO E ATUALIZO O MEU DOM TODOS OS DIAS.
E você, como está a sua PRÁTICA DA EMPATIA?
PORQUE TEORIA SEM PRÁTICA PODE SER ILUSÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário