segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Dialogar Ou Não Dialogar, Eis A Questão


Continuação do tema de 27/09/2021 - POR ONDE COMEÇAR?
O DIÁLOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Vou abordar o desafio ideológico através daquilo que me incomoda, mexe com as minhas “entranhas”.

Observações:
Enquanto escrevo a inspiração vem e se desdobra em outros temas, em outras lembranças emotivas que se fazem necessárias o compartilhamento.

Uma delas é a frase - Vou abordar o desafio ideológico através daquilo que me incomoda, mexe com as minhas “entranhas”, do texto da semana passada.

Preciso compartilhar que a palavra ENTRANHA é utilizada muitas vezes na Bíblia. Meus leitores que fazem uso da leitura bíblica enquanto instrumento de estruturação da própria vida interior sabe que na mesma é comum expressões como: Filho das minhas entranhas, me conhecia quando eu era gerado nas entranhas de minha mãe, e outros:

https://casadosenhor.com.br/dicionario/palavra.php?id=1932

1- Os órgãos que ficam na barriga e no peito, como os intestinos, o fígado, o coração (#2Sm 20.10; At 1.18). 2) A barriga (/RC: #Sl 71.6; Jn 1.17). 3) O íntimo, o coração, as emoções (/RC: #Gn 43.30; Sl 5.9; 62.4; Is 16.11; Cl 3.12).
2- E eis que veio a palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas ENTRANHAS sair, este será o teu herdeiro. Gênesis 15:4
3- E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas ENTRANHAS, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. Gênesis 25:23.

Acho que já compartilhei aqui que um supervisor de estágio me disse:
Nilcéia, você escreve com as suas entranhas. E isso é bom porque é original. Mas se quer seguir a carreira acadêmica precisa aprender a escrever a partir da razão.
Neste período da vida - NESTE AGORA DA VIDA - decidi apenas expandir a primeira possibilidade - ESCREVER COM AS MINHAS ENTRANHAS.

Isso é muito importante para compreender a perspectiva na qual eu abordo o tema DIÁLOGO. Na minha opinião só é possível compreender a importância do diálogo na sociedade atual a partir das próprias "ENTRANHAS". Só é possível vivenciar o diálogo ou a ausência dele a partir de cada perspectiva individual, que somada forma o todo. Fica-me a impressão que se comunicar ou não  é sempre a partir das próprias "entranhas", ou seja, das nossas necessidades interior de falar ou calar-se, ser compreendido ou compreender. E um pouco além da nossa necessidade, acredito que no "neurônio do lado" - rss - está a habilidade ou a ausência dela de se comunicar. Habilidade essa que sei pode ser adquirida e desenvolvida, pois já "passei" por esse processo de aprendizagem.

Em meu "treinamento cotidiano, espontâneo",  para capacitar-me pro diálogo fraterno, entre as práticas espirituais novas que incorporei, está a leitura de Provérbios Bíblicos, por três anos seguidos. Um capítulo por dia. Provérbios tem 31 capítulos, o que facilitou muito a organização do processo.

Destaco aqui o provérbio 12-16:  O tolo mostra logo a sua raiva, mas a pessoa esperta disfarça a ofensa. - http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PKA.HTM

Destaco esse provérbio porque foi o mais difícil de ser praticado e desenvolvido ao longo do processo de aprendizagem e aprimoramento da capacidade do DIÁLOGO social.

Uma das dificuldades vem do fato que quem tem formação cristã é treinado para dizer a verdade. E o treino de controle emocional causa-nos a impressão que estamos sendo falsos com os outros e conosco mesmo. Isso me parece verdadeiro, porque após anos de treino da habilidade de controle emocional, durante um debate social, fui chamada de falsa e manipuladora. Quem me conhece bem, sabe que tenho muitos defeitos, mas ser manipuladora não é um deles. Aliás a minha incapacidade para manipular as situações sociais é uma fraqueza que salta aos olhos dos meus opositores. Já trabalhei isso até mesmo em terapia e grupo de orientação. No final decidi que essa é uma habilidade que não tenho mesmo e que se quero sobreviver socialmente preciso encontrar outras forma de "me garantir". rss. Na relação com o outro, na prática do DIÁLOGO fraterno com um opositor, o único ponto que consigo "MANIPULAR" é a minha própria vida interior. Troque MANIPULAR por ADMINISTRAR e o conceito não lhe parecerá tão perverso.

Essa ADMINSITRAÇÃO INTERIOR, o "processar rapidamente" suas percepções do contexto, interpretações, atitudes de ataque ou recuo, definição do "próximo passo" pra mim é o "pulo do gato" para que eu possa sobreviver aos conflitos sociais e para que as relações sigam adiante, sem prejuízo da minha percepção de mundo, sem destruição da própria relação e com uma esperança de mudança que beira ao delírio.

 

ALERTA: FAVOR NÃO CONFUNDIR A FRASE: QUEM TEM FORMAÇÃO CRISTÃ É TREINADO PARA DIZER A VERDADE, COM A PRÁTICA DE ALGUNS POLÍTICOS ATUAIS QUE USAM A BÍBLIA PARA PROPORCIONAR A MORTE DE 600 MIL PESSOAS NO PAÍS, ENQUANTO RI DA SITUAÇÃO NAS MÍDIAS SOCIAS. Pois muitos são os que são treinados, mas poucos os que aprendem.

 

Outro problema vem da dificuldade de DISFARÇAR A OFENSA mesmo.
Caramba! Se estivesse apenas conversando com alguém e não escrevendo eu soltaria um palavrão.
Isso não me parece justo até hoje. Rss. Mesmo depois de anos de prática.
Além de ser ofendida, me sentir agredida na minha essência, eu tenho de disfarçar a ofensa, fazer cara de paisagem, sorrir, e o que é pior...muitas vezes ficar no local até o fim do evento....
Jesus! Jesus amado, como é difícil!
Isso não me parece justo!
Provavelmente não é justo mesmo.
O mundo não é justo.

E a injustiça trás um sentimento muito pouco discutido em meus círculos sociais - A VUNERABILIDADE.

A VULNERABILDIADE nos leva a uma sensação de DESAMPARO.

No TREINAMENTO QUE A VIDA NOS OFERECE, tudo isso acontece AO VIVO e com todas as CORES que possam representar nossa vida emocional e elas são diversas. Variações de luz e reflexos do presente e do passado, estagnação e movimento, rodopiando a nossa volta de "DE DENTRO PRA FORA E DE FORA PRA DENTRO" que podem nos solapar e levar a um colapso ou possibilitar a abertura de um caminho místico no cotidiano através das relações, que possibilitem o NOVO....

Em outras palavras - DIÁLOGO SOCIAL É UMA AVENTURA. SEMPRE FOI. APENAS SE INTENSIFICOU COM AS MIDIAS SOCIAIS E COM A ATUAL SITUAÇÃO POLÍTICA.

Observação: " DE DENTRO PRA FORA E DE FORA PRA DENTRO" é a frase de uma música que insiste em "martelar" em minha cabeça, mas que não consigo achar na internet.

Se alguém encontrar a música favor compartilhar comigo.

Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vivendo o Evangelho no cotidiano

O pecado nosso de cada dia. Hoje durante o treino na academia pratiquei  pensamentos positivos, de reconhecimento e estímulo. Pensei para m...