TRECHO DO LIVRO:
O Tomate, os Ipês e outras histórias.
(Uma Analogia entre os Ipês e os Amigos)
Autor: Padre João Baptista Zecchin
Conheci o texto através de mensagens de watsapp.
A bíblia diz em provérbios que quem encontra um amigo encontra um tesouro e que há amigos que são mais significativos que um irmão.
Me lembro de uma fase da minha vida, em que passei por intensa privação financeiras.
Além de ter de conviver com o fato que todos os meus sonhos de vida, tudo pelo qual eu lutei intensamente, havia se desmoronado, eu vivia junto com isso uma crise de relações sociais.
Nesta fase os amigos e amigas eram poucos. Raríssimos, como se diz no popular, "não enchia uma mão".
A solidão, a certeza de ser incompreendida por aqueles que eu amava era um sofrimento a mais.
Com as relações sociais do passado em crise, sem novas relações cristalizadas, vivi o ápice da sensação de solidão.
E me lembro que entre todos os motivos pelos quais eu chorava, havia o desejo não realizado de ter uma amiga que estivesse próximo o suficiente para ouvir as minhas angústias.
Uma vez meu marido me chamou pra conversar e perguntou porque eu estava sofrendo com o desejo nao realizado de ter uma amiga, pois isso era algo quase impossível e me perguntou se eu sabia que até a bíblia falava disso, citando o provérbio que diz que quem encontra um amigo encontra um tesouro.
Eu respondi que sabia sim, mas que ainda fazia parte do desejo do meu coração ter uma grande amiga.
A questão é que quando estamos em crise não nos damos conta das sementes que vão sendo plantadas espontaneamente pela vida.
Hoje olhando para trás percebo que mesmo em meio aos meus tormentos a vida gestava no seio do destino as amizades duradouras que eu veria nascer e crescer um pouco mais tarde.
Além dessa experiência o tempo passou e a vida trouxe muitos outros desafios, mas também me touxe aquilo que tanto pedi na época do DESESPERO INTENSO.
Me encheu de amigas, companheiras constantes, fonte de esperança, consolo calmo, reflexões intensas e a certeza que estamos sempre em um processo de desenvolvimento.
São relações raras, diversificadas, intensas e belas, como o IPÊ no meio da floresta.
Que tornam os ciclos da vida suportáveis e bem mais significativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário