Parte IV
ADOLESCENTES EVANGÉLICOS DE ESCOLA PÚBLICA FAZEM CULTO NOS INTERVALOS
https://x.com/eusigo12/status/1884263157717156167?s=08
Quando recebi a informação pensei que era mentira. Mas infelizmente não era.
A ansiedade veio devido a dois motivos:
- o fato de adolescentes se reunirem para viver sua fé no seu intervalo escolar, na minha interpretação demonstra um forte desrespeito aos seus colegas de outras religiões - para mim tem a ver com "ocupação de espaços".
- na reportagem, fica claro que por trás desse movimento existem adultos expressamente da extrema direita, que defendem armas com a mesma intensidade que a Bíblia - aliás na mão dessas pessoas a Bíblia se torna uma arma.
Para elaborar a ansiedade de ver que a ideologia nazista está embrenhada em muitos setores da sociedade e que agora chega a escola pública através dos próprios adolescentes, decidi enviar a informação para diversos grupos de ZAP que participo:
As respostas vieram de forma a provocar mais preocupação:
- em um grupo de professoras, curtem a mensagem e colocam a mãozinha de ação de Graças indicando apoio. Minha interpretação sobre isso é que para a trabalhadora da educação pública que lida todos os dias com brigas, drogas, bullying presencial e pela internet e mais recentemente com os ataques violentos e fatais da extrema direita, ter alunos rezando ou orando no intervalo é um alívio. Quem convive com desafios de morte e vida no dia a dia, não possui tempo para perceber e pensar nos perigos ideológicos cujo resultado será a médio e longo prazo.
- em outro grupo de professoras - formado por católicas - houve colocações sobre o Estado Laico, a existência de outras religiões e o questionamento do porque está sendo permitido a esses grupos evangélicos fazerem a oração no intervalo, se não é permitido a outros grupos o fazerem.
- Uma professora aposentada católica relatou que não podia exercer sua fé na escola, e que a direção da escola não permitiria tal prática, uma vez que a escola é laica.
- o grupo Inter Religioso nem resposta me deu, o que é uma resposta.
Nenhuma das respostas indicaram capacidade ou mesmo disposição para enfrentamento ideológico.
E assim eu sigo buscando uma saída para o DESAFIO DO ENFRENTAMENTO IDEOLÓGICO.
A perseverança cristã me sustenta na busca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário