UMA FORMIGUINHA NO MEIO DA FLORESTA
UMA ANDORINHA VOANDO EM BUSCA DO VERÃO
UM BEIJA-FLOR CARREGANDO ÁGUA PARA A FLORESTA ARDENTE.
Normalmente, recebemos diversas mensagens com interpretações "mirabolantes" de fatos reais e imaginários. São teorias que desafiam nossa capacidade de reflexão, compreensão e administração das nossas relações sociais.
Para organizar o meu processo de pensamento, DIVIDI essas mensagens por temas, ESCOLHI três temas específicos, me aprofundei relativamente em um e os outros procuro me manter informada.
Assim, quando recebo as mensagens "mirabolantes" da extrema direita pelo ZAP, sei por onde começar a responder, pois o pensamento já está ORGANIZADO sobre aquele tema específico.
Temas que escolhi em ordem de prioridade:
RELIGIÃO
COMUNICAÇÃO DE VERDADES
MEIO AMBIENTE
Ao trabalhar com os temas que tenho identificação e conhecimento, tenho mais facilidade na hora de dar a resposta. Muitas vezes já tenho as mensagens prontas para enviar.
Possuo contatos com pessoas e grupos que me dão apoio sobre outros temas que eu não tenho conhecimento.
Em contrapartida, ajudo pessoas e grupos a organizarem respostas sobre os temas que tenho conhecimento.
Quando preciso fazer um debate, estes grupos de apoio são muito úteis.
Tenho clareza que minha missão não é o grupo de iguais, este é meu grupo de apoio - MINHA MISSÃO, GESTOS E AÇÕES É FORA DO MEU GRUPO DE APOIO, COM AQUELES QUE PENSAM DIFERENTE DE MIM.
Com esse nível de organização, construo respostas específicas sobre os temas que elegi.
Por exemplo, sobre o tema religião:
- Para combater a "Teologia da Prosperidade", grande parte das vezes que recebo a mensagem TENHA FÉ, eu respondo: “a fé no Evangelho de Cristo me sustenta.” Logo em seguida, encaminho mensagem do Evangelho do dia da Liturgia diária católica.
- Quero fazer uma pesquisa em Provérbios bíblicos, para buscar as frases que condenam a mentira.
- Conversando sobre esse tema em um grupo de Combate à Fake News, uma colega sugeriu que eu assista o vídeo que explica a Teologia do Domínio.
Com muita frequência me perco no meio de tantas informações, mas com ajuda das minhas amigas e dos grupos de apoio me encontro de novo.
🤭
Nenhum comentário:
Postar um comentário