Na história de Santo Inácio, existe um momento muito simbólico: Soldado ferido que, durante sua convalescença, se converte profundamente ao Evangelho de Cristo e após sua recuperação física, vai até a imagem de Maria e deixa a sua espada aos pés da virgem, decidindo abandonar a guerra.
Cria uma metodologia de espiritualidade própria e inicia o seu processo de evangelização. https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-07/santo-inacio-de-loyola-jesuita-fundador-companhia-jesus.html
Com as devidas proporções, foi o que eu fiz neste período de Natal e Ano Novo - abandonei minhas armas, minhas lutas e voltei para os encantamentos de encerramento do ano, onde a principal conquista foi a vida se renovando por si mesma e pela ação da ciência - medicina -, que chega até à classe trabalhadora através da luta sindical.
A Ação de Graças foi me envolvendo e me levando lentamente até ao SILÊNCIO e a consequência foi um entregar-se à mística da vida, como quem cavalga em um cavalo alado.
Neste período fui convidada a guerrear - pessoas me chamaram pro debate infinito provocado por suas ilusões. Fui forte e disse NÃO.
É MINHA HORA DE CONTEMPLAR O MENINO NA MANJEDOURA, A ESTRELA GUIA, O PASSADO RECENTE, OS PEQUENOS E GRANDES MILAGRES DO COTIDIANO.
E então, a vida me deu um presente lindo e inesperado - na virada do ano, exatamente à meia noite, por causa dos fogos de artifício, fomos ver como estavam nossos cachorros: eles estavam em um cercado de madeira, espaço marcado por uma simplicidade primitiva, se aproximaram de nós com olhos de quem pediam socorro e ficamos ali, meu marido e eu, os acarinhando calmamente. Seus olhos e comportamento deixavam claro a necessidade de proteção.
FOI ENTÃO QUE AQUELA EMOÇÃO AGRADÁVEL ACONTECEU ACOMPANHADA DE UM PENSAMENTO MÍSTICO: MEU DEUS, O NATAL ACONTECEU DE NOVO, AQUI E AGORA NESSE ENCONTRO DE SIMPLICIDADE E CARINHO.
Então entendi que estava pronta para recomeçar a contagem do ano e prosseguir nas lutas, mas não tão rápido, me dei mais uma semana de descanso, com um longo espreguiçar no início de uma caminhada que impõe seu ritmo alucinado...
Porque, em 2025, as lutas não serão feitas com os mesmos métodos do passado recente, mas com as novas habilidades adquiridas no processo.
Um texto com mt sensibilidade! 👏🏼👏🏼
ResponderExcluir