A palavra apocalipse oficialmente significa revelação, mas no popular, significa fim dos tempos.
Algumas religiões seguem a interpretação popular e outras, como a igreja católica que eu participo, interpretam o livro como REVELAÇÃO:
"Este livro é composto de visões e imagens cifradas, cheio de alusões e metáforas, pois se dirige às comunidades cristãs do século II, perseguidas pelo Império Romano. Nesta linguagem, compreendida pelas comunidades mas desconhecida pelo Império, a mensagem poderia atingir sua finalidade: dar coragem aos cristãos perseguidos."
https://www.cnbb.org.br/apocalipse-a-escolha-e-sua/
A interpretação da Igreja católica é que o Livro de Apocalipse fala na verdade de acontecimentos da época. Trata-se de um alerta às igrejas locais, sobre acontecimentos e ameaças próprias.
Em linguagem de hoje, é como se São João tivesse usado uma linguagem metafórica para lidar com a censura da época.
O livro teria sido escrito para pessoas que possuíam conhecimento dos termos e condições de interpretá-los com precisão.
Mas como católica dos dias atuais, tenho liberdade de fazer as minhas próprias interpretações, construindo leituras do texto e da realidade que me ajudem a enfrentar as angústias do presente.
Na última sexta-feira(23/08/2024) e sábado(24/08/2024), com o efeito das queimadas, muito provavelmente provocadas pelo agronegócio, foi essa a sensação que tive:
FIM DOS TEMPOS
No dia 24/08/2024, quando às 16:00h já era noite, e pairava no céu uma "nuvem escura", que tampava até o sol, foi essa a sensação que tive. Lembrei-me de uma frase que acho que é bíblica: "A NOITE QUE DUROU TRÊS DIAS".
E quando começou a chover ventos fortes, eu me perguntava se o vento era um processo natural, ou consequência do encontro do ar com a poluição. Não sou dessa área, não tenho qualquer conhecimento em meteorologia ou afins, então fiquei imaginando qual seria a reação do vento ao encontrar a poluição que encobriu até o sol e concluí que o medo também se afirma na falta de conhecimento.
No livro do Apocalipse, existe uma passagem em que é colocado fogo na terra por um anjo.
Mas me assustou ainda mais, ser o próprio ser humano o responsável pelo fogo que cobriu o céu de fumaça e trouxe escuridão onde havia sol e luz.
Me amedrontou ver que não foi um anjo ou uma das bestas soltando fogo pelas ventas que colocou fogo na terra, queimando-a e todos os seres que ela garante a vida.
Quem colocou fogo na terra e fez o dia virar noite, nos dias 23 e 24/08/2024, foi o próprio ser humano!
Em um ato de total desprezo pela vida!
Bichos, aves, cobras, gafanhotos, onça, e etc... infinitamente etc...Mortos, assassinados pela atitude de alguns.
Transformaram grandes regiões do país em uma fornalha ardente, por quê?
A muito a ciência diz que a queimada destrói o solo e dificulta uma boa colheita. Então não é por ganância, porque a terra é fértil, o manejo sustentável é mais lucrativo.
SERIA CORRETO DIZER QUE O QUE MOTIVA O INCÊNDIO É UM MAL MAIOR QUE A GANÂNCIA? UM MAL APOCALÍPTICO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário