domingo, 10 de março de 2024

"CONSTRUÇÃO DO MEU FIO DE ARIADNE INTERIOR"


E, na luta para organizar o pensar e o sentir frente ao turbilhão de informações, tem sempre aquela mensagem que aciona com especial eficiência o "Gatilho Mental"(conceito criado pelo psicólogo Robert Cialdini), e requer um esforço maior para a "CONSTRUÇÃO DO MEU FIO DE ARIADNE" interior.

No sábado - 09/03/2024 -, o que acionou os meus "Gatilhos Mentais" foi um texto e vídeo de Denúncia do Intercept Brasil no instagram - https://www.instagram.com/reel/C38HVQUucJB/?igsh=MTZuYTdmNWxzdWh0cA%3D%3D - denunciando a ação da Igreja Universal que parece estar trabalhando arduamente por um "ESTADO TEOCRÁTICO DO EVANGELISTÃO".

E lá vou eu construir o meu "Fio de Ariadne", para tentar entender e “digerir” o conteúdo e todos os viés do tema que provocou a manifestação da minha "bílis":

1- É preciso a Intercept Brasil para alertar as pessoas sobre esse fato? Isso simplesmente não está claro a partir dos últimos acontecimentos políticos?

2- Há algum tempo fiz uma contagem de mensagens da Teologia da Prosperidade que recebo e percebi que todos os dias me chegam mais ou menos 45 notificações dessa Teologia. 

    - Essas mensagens me são enviadas de pessoas das mais diversas tendências ideológicas e teológicas. É como se, no "frigir dos ovos", todos fossem Teologia da Prosperidade.

    - As únicas pessoas que não me enviam falas dessa Teologia são os ateus. Os ateus estariam mais aptos a fazer a discussão teológica do que as pessoas religiosas?

   - Conversei com alguns colegas sobre o assunto com o objetivo de organizar um projeto para o enfrentamento ideológico - minhas tentativas foram inúteis.

3- Durante anos, ouvi nos Movimentos Sociais dentro da Igreja Católica que não devemos fazer proselitismo religioso, e sim, trabalhar o respeito entre as religiões. Nós não fizemos, mas a Igreja Universal fez - precisamos reconhecer que nossas metodologias não deram muito certo.

4- Segundo o vídeo, a Igreja Universal adentrou em uma área que muitos falam apenas a partir da crítica sem um conhecimento in loco - a questão da segurança. NÃO ESTOU AQUI "PASSANDO PANO" PARA A VIOLÊNCIA POLICIAL. Mas entendo sim, que muitas vezes a realidade se sobrepõe a discursos humanistas avessos à veracidade dos fatos concretos. Já recebi um conteúdo de duas pesquisadoras que ouviram policiais e relatam que, na privacidade de uma sala, eles dizem: “NÃO FOI PARA ISSO QUE PRESTEI O CONCURSO; SE MINHA MÃE SOUBESSE O QUE FAÇO SENTIRIA VERGONHA”, e assim vai… Mas, no labirinto das informações excessivas da internet, perdi o artigo.

5- Acredito que as pessoas que fizeram a postagem no instagram e aquelas que o curtem, desconhecem o funcionamento intrínseco da religiosidade na vida das pessoas da classe trabalhadora. É que a população de classe média desconhece que aqui em baixo, no chão das fábricas, nos pontos de ônibus e nos transportes públicos lotados, na angústia de sonhos despedaçados, se vive da fé - FÉ NO MILAGRE QUE ESTÁ SEMPRE POR VIR.

A FÉ QUE A IGREJA UNIVERSAL CAPTA É AQUELA ENERGIA MENTAL, AQUELA CORAGEM QUE BROTA EM NÓS NOS MOMENTOS MAIS AVERSIVOS E ELA DIZ: “VAI LÁ QUE VAI DAR CERTO”, e se não der certo ela inventa outra interpretação.

6- O artigo não nos conta como escolher uma teologia ou ideologia e a partir dela construir um discurso capaz de mobilizar mentes e corações.

7- E por último, mas não menos importante, desafio meus leitores para a construção do próprio discurso teológico e que o façam com coragem e determinação.
    Se precisar de ajuda, me procure no privado que eu ajudo.
  Se já o faz, partilhe comigo as situações que você já enfrentou o debate político/teológico e saiu satisfeito com o resultado.

Conclusão:
FAÇAMOS A GUERRA IDEOLÓGICA ENQUANTO É TEMPO, ANTES QUE A GUERRA DE FATO CHEGUE ATÉ NÓS ATRAVÉS DE UM ESTADO QUE SE DIZ TEOCRÁTICO, MAS QUE DE DEUS NÃO APRESENTA NADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRANSFORMANDO FRAGILIDADE EM FORÇA

Transformando desequilíbrio em equilíbrio. Um brilho do sol refletido no espelho insiste em incomodar, direcionando o fechar dos olhos para ...