quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Para 2024, desejo:

PAZ E BEM!

Paz e Bem é a Benção de São Francisco. Lembrando que, para ele, Deus é o Sumo Bem!

Assim, eu inicio 2024 desejando que o ano seja repleto do mistério da Divindade que nos envolve, encanta e encaminha suavemente para o melhor de nós. E essa esperança que brota do mistério e envolve minha vida desde muito pequena, traz consigo uma esperança ainda maior - PAZ PARA O MUNDO TODO!

Sou católica tradicional e também participante ativa das pastorais sociais e de movimentos sociais. Entendo e procuro viver o cristianismo como uma busca constante da Justiça, do Amor e da Fraternidade, seja no cotidiano seja nas lutas políticas.

Para mim, as festas de fim de ano são a possibilidade de reiniciar a contagem do tempo cronológico, é ver a esperança renovada. 

Ao me lembrar e reviver o nascimento de Cristo no Natal, como católica, através da liturgia diária, repasso todas as nuances da trajetória de Maria e José para o nascimento de Cristo, em segurança na noite de Belém. E encarno em mim, a esperança que vem de uma criança nascendo e tendo em volta de si, apesar de toda atrocidade da violência do sistema, uma mãe e um pai protetor cuidando, zelando, fugindo para salvá-la. 

São atitudes do cotidiano que, sendo envolvida do que há de melhor no ser humano, se transformou ao longo do processo histórico, em festas de amor.

Alguns dizem que é um momento de falsidade, mas para mim não é assim. É um momento que literalmente abaixo as armas, bloqueio os impulsos de ataques e coloco o amor, ao menino que nasceu pobre na manjedoura, no centro de tudo.

Acredito que, ao conseguir fazer isso nas festas de fim de ano, conseguirei fazer o mesmo nos próximos 365 dias. E não importa quantas vezes fracasse neste objetivo, sempre retorno e volto e recomeço, sempre de novo, novamente. 

A verdade é que, cada vez que inicio um novo ciclo de tempo cronológico, estou um pouquinho melhor do que na vez anterior. 

Desejo PAZ E BEM!

Que vem desse encontro com a espiritualidade que nasce o tempo todo nas nossas vidas nas mais diversas manifestações religiosas. 

Vivendo a Mística que aprendi no Natal, eu AGRADEÇO

AGRADEÇO à vida, ao sonho, aos encontros humanos que, de tão sensíveis, se tornam DIVINOS.

AGRADEÇO essa busca, esse trabalho que muitos fazem pela PAZ.

Então, eu DESEJO que essa paz se manifeste não apenas nas festas e na mística do fim de ano, não apenas na árvore de Natal, mas na nossa vida por todo o ano de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRANSFORMANDO FRAGILIDADE EM FORÇA

Transformando desequilíbrio em equilíbrio. Um brilho do sol refletido no espelho insiste em incomodar, direcionando o fechar dos olhos para ...