segunda-feira, 20 de março de 2023

ASSÉDIO MORAL - COMPREENDENDO PARA ENFRENTAR


OS PACTOS SOCIAIS MALÉFICOS


Um dos aspectos a serem analisados para a compreensão do assédio (violência) é o apoio do grupo. Entendo que praticamente não existe assédio moral individual. Mesmo quando o aspecto grupal não está nítido, o assédio só se concretiza e cristaliza devido ao APOIO GRUPAL.

Costumo dizer que, ASSÉDIO MORAL OCORRE PORQUE NÃO EXISTE NAQUELE GRUPO ESPECÍFICO, PESSOAS ESPIRITUALIZADAS O SUFICIENTE PARA SE POSICIONAR CONTRA. O simples fato de ter uma pessoa que não compactue com o comportamento inadequado de assediar, pode ser fator suficientemente forte para a inibição do mesmo, em um grupo e período de tempo específico. Essa pessoa que se posiciona contra o assédio, funciona como uma CONTENÇÃO da violência, ou um ESCUDO PROTETOR da vítima.

Por exemplo, uma das formas clássicas de assédio é o grupo se unir ao gestor e todos pararem de conversar com a vítima - de forma a não dizer nem bom dia - se nesse grupo tem uma pessoa que pratica os princípios da religião cristã, ela não vai aderir a esse comportamento, "quebrando" a ação do grupo assediador.

Além disso, essa pessoa que não compactua com o assédio pode se tornar a qualquer momento uma testemunha da vítima.

O que nos leva ao outro aspecto:


A DENÚNCIA

Para se concretizar a denúncia é preciso estar preparado em vários aspectos. O primeiro aspecto dessa preparação é psicológico, pois, suportar o assédio já exige um grande esforço emocional e psicológico, e superar essa fase “do suportar”, passar pelo processo de recolher as provas e organizá-las de forma que possam se tornar concretas para o enfrentamento institucional e jurídico, é um processo desafiador, digno de ser chamado de desafio de Hércules.

Esse desafio pode ser definido por etapas:

1- Acredito que a grande maioria das vítimas não querem realizar a denúncia contra o agressor. Elas não querem prejudicar ou mesmo puni-los. A VÍTIMA QUER APENAS QUE O ASSÉDIO PARE. ENTÃO VAI FAZER TERAPIA, RESGATE DOS SEUS PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS, CURSOS DA INSTITUIÇÃO, PRÁTICA DE CONTROLE EMOCIONAL, COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E ETC - E o que é bom se torna ruim, porque O AGRESSOR QUER CONTINUAR O ATO DE AGREDIR INDEFINIDAMENTE -, assim a pessoa que se encontra na condição de vítima vive uma realidade de APRISIONAMENTO junto ao algoz assediador, e quanto mais se capacita INTERIORMENTE para a prática de princípios espirituais e científicos elevados, mais aprisionada se encontra.

2- As sugestões descabidas:

- “Por que você não sai daquele trabalho?”

- A classe trabalhadora precisa de salário para sobreviver e ponto final.

- Aprendi, no exercício da minha existência, a não abandonar qualquer situação desafiadora. NÃO IMPORTA O QUANTO ELAS ME FAÇAM SOFRER. Prefiro sim, resolvê-las através de um alto nível de elaboração.

- Aprendemos nos "filmes americanos" que o enfrentamento comportamental com expressões fortalecidas e decididas, como “NÃO FALE ASSIM COMIGO”, é o suficiente para enfrentar o problema - mera ilusão -, primeiro porque culpabiliza a vítima, insinuando que o assédio é fruto de sua inadequação comportamental ou psicológica, segundo porque, no Brasil, a imaginação do assediador e a capacidade do grupo que compactua com o assédio de se reposicionar frente a essas defesas da vítima é algo que beira ao infinito...a plasticidade e capacidade de movimentação dos grupos assediadores parece-me não ter limites.

3- A denúncia propriamente dita:

- Qualquer pessoa pode realizar a denúncia, mas a única pessoa que realmente pode efetivá-la de forma consistente é a vítima.

- Para concretizar a denúncia de forma efetiva, a vítima precisa estar preparada - para estar preparada precisa de apoio jurídico, psicológico, social. Entendo que, apoio social inclui vários aspectos, de sindicatos a grupos informais.

- O apoio psicológico precisa ter como um dos objetivos, o fortalecimento da vítima para o recolhimento e organização de provas.

TUDO ISSO É HORRÍVEL - CANSATIVO SÓ DE ESCREVER - MAS A REALIDADE DE MUITAS MULHERES É ESSA MESMO - É O QUE TEM PARA HOJE!

ASSÉDIO É VIOLÊNCIA! COMBATA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRANSFORMANDO FRAGILIDADE EM FORÇA

Transformando desequilíbrio em equilíbrio. Um brilho do sol refletido no espelho insiste em incomodar, direcionando o fechar dos olhos para ...