RESPONDENDO QUESTÕES DO COTIDIANO
Destaco que este texto, como muitos outros que produzo, foi pensado enquanto eu lavava e estendia roupas, conciliando com outras atividades domésticas o reuso da água, sentindo-me culpada porque, para minha roupa ficar limpa, a IRMÃ ÁGUA – São Francisco de Assis –, é violentada em sua pureza por produtos que maculam o líquido da vida, a transformando em um produto que danifica a natureza.
Porque mulher da classe trabalhadora é assim - enquanto CUIDA da casa, reflete, produz, pensa e repensa mil vezes o mesmo assunto, deixando fluir as ideias tal qual a água flui da torneira e lembra com saudades do tempo em que não foi canalizada para apenas um fim e vivia sua liberdade plena entre o regaço, florestas e campos.
Mulher da classe trabalhadora é assim - assobia, chupa cana, doma leões, enfrenta antas, luta pela preservação ambiental onde leões e antas possam viver plenamente sua natureza selvagem/instintiva, ouve música, cantarola um pouco e sorri.
Sorri um sorriso plácido, automático mas não mecânico, expressão de uma resiliência construída a partir do concreto do cotidiano, onde ser frágil é proibido. A mulher da classe trabalhadora descobre que a força do Espírito em todos os gestos e sons é a alternativa viável que garante o movimento da vida.
Assim, enquanto fazia o exercício de CUIDAR da limpeza da roupa, a mente fazia um trabalho espontâneo de construir uma resposta civilizada, pacífica, branda e misericordiosa às mulheres religiosas que estão votando em uma ideologia machista, desumana e violenta.
Alguns tópicos que entendo que precisamos estudar e nos aprofundar juntas:
3- SUS/aborto. Se seu voto é em um candidato que propõe a EXTINÇÃO DO SUS E ESTÁ RETIRANDO INTENSAMENTE VERBAS DA SAÚDE, DA EDUCAÇÃO E DA CIÊNCIA, então não vejo qualquer sentido ser contra o aborto porque MÃES E FILHOS VÃO MORRER SEM ATENDIMENTO MÉDICO, independente do desejo da mãe.
Com o SUS destruído, muitas pessoas vão morrer, não apenas as crianças abortadas, mas as mães dessas crianças também. O que é muito pior, vão morrer as mães que querem ter filhos(as), mais um grande número de mulheres que NÃO TERÃO ATENDIMENTO MÉDICO - PRÉ NATAL E PARTO. Enfim, morreram muitas pessoas da classe trabalhadora.
Assim, se você não tem uma fortuna para suprir os medicamentos da Farmácia Popular da sua cidade, se a Pastoral que participa não tem como expandir a sua capacidade de atender a população com alimentos, seu voto precisa ser LULA.
Se você não tem dinheiro para pagar internação para as pessoas pobres, não está disposto a fazer “vaquinha”, bingo, almoço beneficente, para pagar consultas, exames para as pessoas que precisarem, então, por favor, não me fale de direito à vida.
4- É MENTIRA que o PT persegue religiões. E não compreendo porque pessoas tão inteligentes, de classe média alta, com acesso à informação, aderem a esse discurso. É UMA MENTIRA DESLAVADA.
Me faz lembrar um ditado mineiro que diz: “MESMO QUANDO DIZ VERDADE AINDA É MENTIRA”.
Eu vivo anos dentro dos movimentos sociais, NUNCA VI OU OUVI QUALQUER MENÇÃO DE QUE A ESQUERDA IRIA PERSEGUIR AS RELIGIÕES NO BRASIL.
Concluindo, compartilho com vocês o que aprendi na vida de classe trabalhadora é que às vezes podemos escolher as nossas lutas. Ainda podemos escolher nossas lutas, mas, depois de Novembro, pode ser que não poderemos mais escolhê-las – isso depende de você, depende do seu voto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário