UMA LINHA TÊNUE
"FLORESÇA ONDE ESTÁ PLANTADO"
Recentemente tive conhecimento que uma gestora utilizou essa frase como resposta "motivacional" a um funcionário que solicitou transferência de setor em virtude de não estar se adaptando bem às exigências de sua equipe no atual momento.
Eu trabalho atendendo o público e às vezes, carinhosamente, os clientes me dão presentes. Recentemente ganhei um cacto. Em casa o coloquei em um lugar quente e ele floresceu duas vezes. Mas a estação mudou, e ele começou a morrer.
Meu marido percebeu que o cacto não estava "legal", falou comigo e decidimos o colocar em um local mais quente. Um local mais adequado às características da planta, para que ela não morresse.
Decidi também aceitar a ajuda do meu marido nos cuidados para com o meu presente, já que ele entende mais de plantas do que eu e se relaciona melhor com elas. Cuidar de plantas requer uma habilidade que não consigo descrever em palavras. Exige conhecimentos técnicos - quantidade de água, de sol, de adubo, de esterco, tempo de poda, da colheita, manejo adequado. E muita, mas muita disciplina em tudo isso. Mas exige também uma certa capacidade "estranha" de se relacionar com elas, quase que de ouví-las, de se "adentrar" no tempo da planta, da germinação, o tempo da espera, sei lá.
HABILIDADES ESSAS QUE ME ESCAPAM À COMPREENSÃO....
Neste sentido destaco metaforicamente duas coisas para essa gestora:
1- assim como o meu cacto (o meu presente), precisamos que outros, MAIS CAPACITADOS QUE NÓS, vejam as nossas necessidades e nos ajudem a mudar para locais mais adequados às nossas características. Isso pode ser crucial para nossa sobrevivência, inclusive sobrevivência física.
2- é saudável as pessoas procurarem um local mais adequado às suas características para trabalhar dentro de uma instituição. Conciliar interesses e necessidades múltiplas me parece ser uma boa forma de administrar os desafios que as mudanças da sociedade contemporânea nos oferece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário