quarta-feira, 3 de julho de 2024

HIPNOSE COLETIVA E RADICALISMO


Tenho ouvido falar e recebido mensagens de zap com conteúdos sobre possível hipnose coletiva para explicar cenas de fanatismo religioso e ações políticas fundamentalistas que estão ocorrendo no Brasil nos últimos tempos.

Quando se fala em hipnose, eu logo imagino aqueles filmes de ficção, com um cientista manipulador e técnicas muito bem elaboradas, levando as pessoas a fazerem coisas absurdas de forma totalmente inconsciente.

Mas, já faz algum tempo, tenho me colocado a pensar:

E se o mecanismo de manipulação não for algo assim tão sofisticado, mas simples. E de tão simples ninguém percebe.

Hoje, quando recebi uma mensagem de zap com a frase  “NUNCA CONFUNDA “EU CANSEI” COM “EU DESISTO”, PORQUE UMA PESSOA, MESMO CANSADA, PODE CONTINUAR TENTANDO”, alguns "gatilhos" mentais foram acionados.

Porque aparentemente, essa frase é apenas uma frase motivacional e com uma lógica que eu achei razoável - cansaço não é o mesmo que derrota e não deveria provocar desistência.

Então a questão não é a frase em si, mas a imagem que havia nela, que vou apenas descrever:

“Uma cabana, aparentemente uma caminhonete velha, chuva e um soldado branco, com roupa verde camuflada, uma arma grande no braço direito e carregando um homem, provavelmente soldado, de roupa azul nas costas”.

Então pensei, criando as minhas próprias teorias da conspiração: Talvez não se trata de uma mensagem motivacional ingênua, que podemos mostrar às nossas crianças para explicar a diferença entre estar cansado e desistência. TALVEZ, COM ÊNFASE NO TALVEZ, seja um sutil chamado de guerra.

O assustador é que eu não sei se quem enviou a mensagem com a imagem do suposto "soldado herói" está focado na importância dessa frase, na luta pela democracia e pelo estado de direito, reproduzindo conscientemente a ideia de que soldados são heróis que não desistem nunca, ou apenas repassou a mensagem de forma automática, ou...

E a lista das hipóteses não acaba. VIVEMOS UMA ÉPOCA DE MUITOS "TALVEZ".

A dúvida paira em nossas vidas com uma intensidade nunca vista.

Mas neste caso, não tive dúvida, mandei a mensagem para minha editora e solicitei uma imagem singela para complementar o sentido suave e ingênuo da frase. Ela escolheu a imagem da enfermeira cuidando de uma pessoa em cadeira de rodas, e assim automaticamente, reafirmei silenciosamente para mim meu compromisso com a VIDA, a SAÚDE, a SENSIBILIDADE e o SUS que garante tudo isso com EQUIDADE.

AMO TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO - PRINCIPALMENTE AQUELAS QUE EU MESMA INVENTO. 

Que fique claro, eu sei que é invenção. Escrevo embasada no campo das reverberações, sentidos e sensibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRANSFORMANDO FRAGILIDADE EM FORÇA

Transformando desequilíbrio em equilíbrio. Um brilho do sol refletido no espelho insiste em incomodar, direcionando o fechar dos olhos para ...