Consiste em produzir/editar e encaminhar frases antirracistas todos os dias do ano, nos grupos de ZAP(fora da bolha), stories, status e outros.
Considerando que as pessoas e os grupos são diversificados, as frases e as imagens também devem ser, uma vez que o objetivo é atingir grupos de pessoas, provocando sensibilidade para o tema e superando resistências.
Propostas de temas:
- Lideranças Afro no Brasil;
- História do Movimento Negro, em especial da Pastoral Afro;
- O que é racismo estrutural e como superar;
- Cotas;
- Cristianismo e racismo;
- Outros.
Entendo que essas mensagens podem gerar polêmicas - o objetivo é esse mesmo. A partir das polêmicas apresentadas, vamos organizando e desenvolvendo nossa capacidade de DIÁLOGOS, debate e principalmente CONVENCIMENTO.
É isso mesmo, desejo CONVENCER para que novas ideias se transformem em Políticas públicas, novo modelo de relação social e etc, para tudo que existe de bom.
Implementando assim a proposta do Papa Francisco e ao Lema da Campanha da Fraternidade, “Fala com sabedoria, ensina com amor”, seguiremos a proposta do nosso querido Chico - "BUSQUE O QUE UNE, NÃO O QUE SEPARA", se enviamos uma mensagem sobre palavras racistas e as pessoas resistirem a ela, mandamos a próxima falando de estatística ou de história da escravidão, até alcançarmos a mensagem que sensibiliza a pessoa sobre o tema.
No texto do meu blog de 22/08/2022 eu falo sobre o Combate de violência contra a mulher e proponho uma CULTURA DA COMPLEMENTARIEDADE - https://nilceiaeulampio.blogspot.com/search?q=CULTURA+DE+COMPLEMENTARIEDADE -, onde cito de forma bem humorada a Teoria da Inteligência múltipla de Gardner e explico as mais diversas possibilidades de atuação para conscientização sobre o tema.
Precisamos aprender a falar de diversas formas, em diversas linguagens e estilos, tons e cores, silêncios e olhares, poesias e narrativas, danças e palavras. E se precisar, VAMOS DESENHAR SIM para que o outro entenda.
Outra premissa desse projeto, é que apesar de ser organizado por pessoas católicas, é fundamentalmente formado por leigos. Assim poderá tranquilamente seguir os passos de efetivação de um projeto dentro do modelo feminino caótico da classe trabalhadora, de construir um projeto ao vivo e a cores enquanto organiza a casa, se preocupa com o alongamento que não foi feito, se sente culpada por não ter feito aquela oração que estava programada e segue em frente, estabelecendo prioridades em um mundo caótico.
Se o projeto der certo, passamos ele carinhosamente à Igreja Católica para a análise institucional, se não der certo valeu pela esperança contida nas frases escritas rapidamente em um texto mal elaborado.
Não me critiquem, estou apenas "JOGANDO PÉTALAS DE ROSAS DA TORRE DA CATEDRAL" e desejando que, ao serem levadas ao vento, o perfume por si só provoque novos frutos da alma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário