Música Pai Nosso dos Mártires
X
QUE O NOME DE JESUS SEJA EXALTADO NA TERRA DE SANTA CRUZ!
Uma disputa teológica
Na última semana de Agosto de 2024, recebi no zap, um vídeo de pessoas católicas com temas da extrema direita, alertando que CRISTÃOS NÃO VOTAM em candidatos que são contra esses temas.
Desde então, estou deixando o conteúdo deste vídeo fluir em minha mente, construindo respostas espontâneas para o enfrentamento ideológico e teológico.
Uma das últimas frases do vídeo é:
“QUE O NOME DE JESUS SEJA EXALTADO NA TERRA DE SANTA CRUZ!”
É especialmente desafiante para uma católica convicta como eu, construir uma resposta equilibrada para essa frase. Porque, como católica, é claro que eu desejo que o NOME DE JESUS SEJA EXALTADO E, ALÉM DISSO, A CRUZ É O PRINCÍPIO MAIS SAGRADO DO CATOLICISMO, ONDE OCORRE A REDENÇÃO DA HUMANIDADE. Na minha leitura da Teologia Católica, só se encontra a redenção através da cruz, do sacrifício pelo bem comum e pela justiça, através da inspiração do Espírito Santo e vivência do AMOR FRATERNO.
E aqui identifico o poder da ideologia da extrema direita, já mencionada por estudiosos - eles sabem captar não apenas a atenção, mas a intenção de seus interlocutores, deixando-os como que presos em uma armadilha simbólica, sem respostas, sem reflexão.
Fica-me a impressão que é tudo milimetricamente calculado, porque no vídeo em questão, após mencionar cinco mentiras "deslavadas", quatro temas de interpretação ampla e uma pergunta de cunho existencialista, "fecham" com uma frase "orante": “QUE O NOME DE JESUS SEJA EXALTADO NA TERRA DE SANTA CRUZ!”
Essa percepção da dinâmica da prática do discurso me leva a uma conclusão:
PARA SUPERAR A IDEOLOGIA DA EXTREMA DIREITA NA DINÂMICA DAS RELAÇÕES SOCIAIS, É PRECISO SER AUDACIOSA NOS PROCESSOS REFLEXIVOS.
E audácia é o que NÃO falta a uma mulher da classe trabalhadora como eu, acostumada a enfrentar embates desde criança, quando fui treinada para a luta.
Então, me perguntei porque os autores do vídeo buscaram uma frase do início da invasão do Brasil pelos Portugueses, para encerrar a mensagem. É interessante, senão macabro, ver cristãos católicos reproduzirem sem qualquer senso crítico, uma das frases que marcaram um período histórico de domínio, conquista, matança, tortura, estupro e escravidão de outros povos por parte dos europeus "católicos".
Fica uma reflexão irônica do porquê não escolher uma frase do período que os Cristãos eram perseguidos em Roma, do sofrimento de Jesus na Cruz, do confronto de Jesus com os doutores da Lei e Fariseus, dos padres e freiras perseguidas e assassinadas pela Ditadura Militar, do padre que ofereceu sua vida pela vida de um pai de família no campo de concentração e tantas outras situações em que os cristãos católicos foram vitoriosos em sua espiritualidade mas destruídos segundo os valores desse mundo.
E a conclusão final sobre a extrema direita que se auto denomina cristã:
NUNCA FOI SOBRE ESPIRITUALIDADE, SEMPRE FOI PELO PODER.
Nenhum comentário:
Postar um comentário